Vantagens do faça você mesmo

O faça você mesmo tem se tornado cada vez mais comum e difundido pela internet e redes sociais. Essa expressão foi importada da expressão em inglês “Do it yourself”, geralmente sendo referida apenas por suas iniciais DIY, que significa literalmente, em português, faça você mesmo.

Você pode encontrar diversos tutoriais de faça você mesmo pela internet, com vídeos, dicas, passo a passo, inclusive de projetos de marcenaria. Mas quais são as vantagens do faça você mesmo? Existe algum benefício de trabalhar com as próprias mãos, quando se acha de tudo – ou quase tudo – para comprar nas lojas e na internet hoje em dia?

Quais são as vantagens do faça você mesmo?

Sim, existem diversas vantagens do faça você mesmo, vários motivos para que você coloque a mão na massa e faça seu próprio projeto ao invés de comprar algo pronto por aí. Listamos abaixo algumas delas:

  • É mais barato
  • É terapêutico
  • Dá a sensação de dever cumprido
  • Pode servir como fonte de renda adicional
  • Permite maior personalização das suas coisas

Vantagens do faça você mesmo

  • É mais barato

Pode parecer que não, mas acredite, é mais barato fazer suas próprias peças, principalmente quando se trata de peças de marcenaria. Isso porque as peças vendidas em lojas e pela internet já têm nelas embutidos os custos de produção, mão de obra, os custos da loja onde o objeto fica exposto…

Enfim, você paga a mais por uma série de coisas, e muitas vezes de forma exagerada e onerosa. Fazendo o seu próprio objeto de marcenaria você gasta menos, pois todo esse custo não será transmitido para a peça, mas será pago em tempo e dedicação. Um bom alívio para o bolso, não é mesmo?

  • É terapêutico

Fazer os seus próprios objetos pode ser uma forma de terapia, como contamos nesse texto aqui. Trabalhar com as mãos pode ser uma excelente forma de manter a mente ocupada, de se sentir útil, e de ter um projeto para ter algum propósito maior na vida.

Logo, o faça você mesmo pode ser um hobby muito saudável, muito prazeroso, e pode inclusive fazer bem para sua saúde mental!

  • Dá a sensação de dever cumprido

Quando terminamos um projeto, seja ele qual for, e admiramos o resultado, dá uma sensação muito gostosa, não é mesmo? Aquela sensação de que somos capazes, de que podemos conseguir tudo o que queremos.

O faça você mesmo permite essa sensação, a que conseguimos concluir algo com as nossas próprias mãos, que será útil, que é bonito, e que saiu do jeito que planejamos. E esse sentimento não tem preço!

  • Pode servir como fonte de renda adicional

O faça você mesmo pode ser uma forma de renda extra para a família em tempos de dificuldade, ou como forma de trabalho em tempos de crise, ou mesmo após a aposentadoria.

Na marcenaria, por exemplo, é possível vender suas peças em feiras de artesanato, para conhecidos, em lojas ou na internet. Os produtos feitos à mão são altamente valorizados no mercado, e podem ser uma excelente alternativa para trabalhar com o que você gosta, ganhar uma graninha, e ainda se sentir bem.

  • Permite maior personalização das suas coisas

Já deve ter acontecido com você de procurar e procurar algo em uma loja e não encontrar o objeto de desejo exatamente como queria, não é mesmo?

Pois com o “faça você mesmo” você não tem esse problema! Você pode idealizar e criar a peça exatamente do jeitinho que deseja, com as características que precisa, com menor custo e sem ficar se preocupando. É uma forma de ter objetos únicos, personalizados e originais em sua casa, gastando menos. Ou seja, bom demais né?

Martelaria é uma oficina de ferramentas compartilhadas em Sorocaba, e possui todos os recursos que você precisa para explorar o faça você mesmo no mundo da marcenaria!

2 comentários em “Vantagens do faça você mesmo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *