Tipos de cola

Um dos pontos mais importantes da marcenaria é a escolha da cola adequada dentre todos os tipos de cola existentes no mercado. Não é que existe uma cola pior ou melhor, existe apenas aquela que é a mais indicada para o seu trabalho.

Para que um projeto fique do jeito que você planejou, a qualidade da cola é tão importante quanto a qualidade das próprias peças, pois não adianta nada ter pedaços individualmente perfeitos se a durabilidade do resultado final não é boa.

Para quem não entende muito, pode parecer basicamente impossível escolher uma cola adequada dentre os diversos tipos que existem, pois sim, eles são muitos. Pensando nisso, criamos esse post para te explicar um pouco sobre os principais tipos de cola existentes, e para te ajudar na escolha da cola ideal para o seu projeto. Leia e confira!

Os principais tipos de cola em marcenaria

Existem alguns tipos de cola que são os mais comuns e os mais utilizados, são de boa qualidade, e dão conta do recado. Para saber qual desses tipos usar, você deve ter em mente algumas características da cola, dentre elas se a cola precisa ou não ser a prova d’água, se você precisa de uma cola que seque rápido, que cubra espaços entre peças desniveladas, entre outras.

Com essas informações em mente, você pode escolher entre um desses tipos de cola:

  • Cola de PVA
  • Cola de Contato
  • Cola Epóxi
  • Cola de Cianoacrilato
  • Cola de Poliuretano
  • Cola para Madeira
  • Cola Quente

Cola de PVA

A cola de PVA é o tipo de cola mais comum, e provavelmente você já a tem em casa. É a famosa cola branca, e a cola que vem dentro de praticamente todas as embalagens cujo rótulo indica “cola para madeira”.

Algumas colas de PVA são à prova d’água, e a maior vantagem é que elas são fáceis de encontrar em qualquer mercado, mas ela seca rápido, e pode interferir no acabamento da peça, caso não seja limpa corretamente.

Cola de Contato

Esse tipo de cola é feito de peles de animais, geralmente de cavalos. Ela perde suas propriedades quando esquentada ou umedecida, logo, ela possui fácil aplicação, e pode ser usada em peças que precisarão de reparos futuros, por exemplo.

Não escolha essa cola caso você precise de uma cola à prova d’água, mas ela é uma excelente cola, por ser fácil de usar e por não interferir no acabamento da peça.

Cola Epóxi

A cola epóxi é a mistura entre uma resina e um material endurecedor, ambos líquidos, que quando misturados se tornam um material rígido. Ela é uma boa cola quando é preciso preencher espaços entre peças de madeira, e ainda é à prova d’água. Quanto mais tempo a cola epóxi demora a secar, mais forte ela é.

Cola de Cianoacrilato

Também chamada de super cola, é a famosa ‘super bonder’, utilizada para fazer pequenos reparos em casa, e que também é capaz de colar madeira. Ela seca muito rápido, e pode ser retirada da madeira com facilidade, tornando uma boa escolha de cola para montagens temporárias, que precisam ser desfeitas com facilidade.

Cola de Poliuretano

Esse tipo de cola precisa ser umedecida para funcionar, e endurece quando seca. Ela seca bem rápido, fica bem rígida, e é à prova d’água, mas dificulta um pouco o acabamento da peça pela sua rigidez. É a mais indicada para um objeto que fique ao tempo.

Cola para Madeira

Para colagem de peças de madeira em geral como: portas, janelas, caixas, chapas, encaixes de peças de madeiras em geral, além de papel, papelão e cartões. As superfícies que serão coladas devem estar limpas, perfeitamente planas e secas. Ideal para fabricação de móveis, possui pega rápida e firme.

Cola Quente

É a melhor opção para fixar materiais em trabalhos de artesanato. Ela é utilizada para colagem de madeira, couro, papelão, papel, plástico, borracha, cerâmica, entre outros.

Deu pra entender um pouco melhor sobre os tipos de cola existentes no mercado? Agora você pode fazer uma escolha adequada sobre o tipo de cola que precisa para o seu projeto. Aqui na Martelaria nós temos todos os tipos de cola para atender às suas necessidades e ao seu projeto. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *