Marcenaria: um hobby saudável

O ser humano é, por essência, um ser guiado por propósitos. Nós nos sentimos bem quando planejamos algo, trabalhamos em um objetivo, e conseguimos realizar algo que planejamos. Essa sensação é ainda melhor quando fazemos algo com nossas próprias mãos.

A sensação de dever cumprido, de nos sentirmos úteis, de termos realizado algo e de nos sentirmos capazes é algo incrível, que faz bem para a mente e nos dá energia e forças para seguir em frente.

O que a marcenaria tem a ver com sentimentos positivos?

A marcenaria é capaz de produzir uma sensação semelhante à da realização quando terminamos um trabalho importante ou conseguimos algo que queríamos muito.

O trabalho necessário para criar uma peça de marcenaria envolve ainda o manejo de emoções negativas e da depressão, pois permite que a pessoa crie algo único e pessoal, transmitindo seus sentimentos em cada peça, o que é conhecido como “terapia da arte”.

A marcenaria é um tipo de arte que reúne habilidades como estratégias mentais de planejamento e imaginação como as necessárias no desenho e na pintura, a coordenação motora necessária para a construção efetiva das peças, e o trabalho criativo envolvido em qualquer tipo de expressão artística.

Esse tipo de trabalho é excelente para a saúde mental do indivíduo, e muito mais do que um hobby, pode ser considerado uma forma de terapia.

A sensação de plenitude gerada quando um trabalho é finalizado auxilia na redução de pensamentos negativos, e cria um novo senso de propósito na vida, além de gerar sentimentos positivos de segurança, satisfação e felicidade.

Quais são os outros benefícios da marcenaria para a saúde mental?

A marcenaria pode ter um significado diferente para cada pessoa, e a relação que se cria com esse tipo de trabalho é muito individual.

Alguns vêem na marcenaria uma oportunidade de se exercitar e reduzir o nível de estresse através de algum tipo de atividade física, que trabalhe os músculos. Outros buscam uma liberdade criativa que às vezes não conseguem alcançar em outros âmbitos da vida. Outros procuram, ainda, uma ocupação para mente, um projeto que desvia a atenção dos demais problemas da vida.

Muitos, no entanto, procuram a marcenaria com todos esses objetivos descritos anteriormente.

Mas, independentemente do seu objetivo ao procurar a marcenaria, ela pode trazer inúmeros benefícios, dentre eles:

  • Sensação de produtividade;
  • Aumento da auto-estima por estar fazendo algo de útil e produtivo;
  • Orgulho por conseguir fazer algo com as próprias mãos que seja útil e bonito;
  • Redução de estresse por ocupar mente e corpo com uma tarefa sem cobranças e/ou expectativas;
  • Sensação de plenitude e dever cumprido;
  • Aumento da confiança nas suas habilidades e na sua capacidade;
  • Entre muitos outros!

O que eu preciso para fazer a marcenaria como um hobby ou como uma terapia?

A resposta mais simples para essa pergunta é: vontade.

A marcenaria é uma arte que exige, principalmente, prática. Mesmo que você nunca tenha feito antes, ou acredite que não tenha dom para ela, tudo o que você precisa é começar. E com o tempo, cada pessoa no seu ritmo, todos vão adquirindo habilidades e capacidades e vão aprimorando sua técnica.

Mas o mais importante é se lembrar que a marcenaria não é sobre criar peças perfeitas, mas sim sobre criar peças autênticas, com personalidade, emoção, e que represente o que você é e o que você acredita. Com isso em mente, o resultado será muito melhor, e o processo de criação, com certeza, terá valido a pena.

Martelaria, que é uma oficina de ferramentas compartilhadas em Sorocaba, tem tudo o que você precisa para fazer da marcenaria um excelente hobby.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *