Marcenaria: como começar?

Se você é daqueles que sempre gostou de marcenaria, sempre se encantou pela ideia de produzir suas próprias peças, mas não sabe por onde começar, esse texto é para você.

A primeira coisa que é importante ser dita é que qualquer um é capaz de aprender e começar a fazer marcenaria. Basta querer, e é claro, ter um pouco de preparação.

Foi pensando nisso que montamos esse texto, com algumas dicas para você que quer começar a marcenaria e precisa de um plano básico para te guiar.

Dicas para quem deseja começar na arte da marcenaria

Como dissemos anteriormente, tudo que você precisa é de algumas ferramentas e um modelo para começar.

Lembre-se que ninguém se torna especialista em nada do dia para a noite. Logo, você vai sim, cometer erros, e querer jogar tudo para o alto. Mas a paciência e a perseverança são fundamentais na marcenaria, e é uma das coisas que você deve aprender a exercitar.

Mas qualquer um, mesmo, pode começar na marcenaria: adultos, jovens, crianças, idosos… basta seguir algumas dicas, que mostraremos abaixo:

  • Ferramentas são tudo

Para quem está iniciando na marcenaria, boas ferramentas são fundamentais. As ferramentas básicas vão te ajudar e muito nesse início, e o mais importante de tudo, você precisa aprender a usar essas ferramentas. Alguns dos itens básicos incluem uma furadeira e uma serra tico tico.

Lembre-se: um bom marceneiro não é feito pelas ferramentas que usa, e sim pela sua habilidade, logo, mesmo com as ferramentas mais básicas você consegue fazer um excelente trabalho, e ainda desenvolver melhor suas habilidades manuais.

  • Escolha seu espaço de trabalho

Você vai precisar de um local reservado para trabalhar, uma mesa de trabalho específica para marcenaria, ter bastante espaço para se deslocar com facilidade e armazenar as ferramentas. O lugar deve ter tomadas, para as ferramentas elétricas, ser ventilado e claro o suficiente para que você trabalhe com conforto e segurança. Simples assim!

  • Leve a segurança muito a sério

Principalmente para quem está começando, esse é um ponto muito importante. A primeira coisa que deve ser feita, e nós já comentamos sobre isso, é aprender a usar todas as ferramentas. Peça ajuda de alguém mais experiente para aprender a usá-las com segurança. Além disso, use equipamentos de proteção individual, como óculos para proteger os olhos dos pedaços de madeira, máscaras e luvas.

  • Existem milhares de formas de realizar um mesmo trabalho

No início é bem comum que a pessoa fique perdida em meio a tantas instruções, modelos e formas diferentes de trabalho, mas é assim mesmo, não se preocupe. Só porque em um site você viu instruções diferentes das que havia visto anteriormente, não significa que elas estão erradas. Existem, sim, várias formas de realizar o mesmo trabalho, e com o tempo você vai criando o seu estilo e identificando as formas que mais funcionam para você. É só praticar e manter a cabeça aberta!

A Martelaria que é uma oficina de ferramentas compartilhadas em Sorocaba, possui todos os recursos que você precisa para iniciar no mundo da marcenaria!

2 comentários em “Marcenaria: como começar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *