Diferentes tipos de serras

Como já mencionamos em textos anteriores, saber lidar com as ferramentas da marcenaria é um dos pontos mais importantes ao iniciar nesse ofício, e isso inclui entender como funcionam os diferentes tipos de serra.

A princípio, pode parecer que serra é tudo a mesma coisa, não é mesmo? Mas não é verdade! Existem tipos de serras para propósitos diferentes, e saber utilizar cada um deles garante um trabalho bem feito, e que você atinja os resultados esperados com o seu projeto.

Leia o texto abaixo e conheça os cinco diferentes tipos de serra mais utilizados.

Cinco tipos de serras 

Existem cinco principais tipos de serras que todos devem conhecer para desenvolver bem o seu trabalho. São eles:

  • Serra de fita

A serra de fita é um tipo de serra com lâmina longa e fina. Ela pode ser utilizada no corte de madeira, metal e plástico.

Esse tipo de serra pode vir com larguras de dentes e do metal de sua lâmina bem variada, e pode ser bem forte, capaz de cortar diferentes tipos de materiais, devido à distribuição uniforme dos seus dentes. Elas ainda possuem a vantagem de permitir cortes em linha reta ou curvos.

A maioria das serras de fita mais modernas possuem motor, mas ainda existem as manuais.

  • Serra esquadrejadeira

Esse tipo de serra é usada principalmente em trabalhos que exigem maior precisão de corte, pode ela possui um esquadro que permite a medição exata de pedaços de madeira.

Ela é utilizada principalmente para o corte de madeiras como compensados, aglomerados e MDFs, mas dependendo da força e da qualidade da serra, pode ser usada para cortar outros materiais mais resistentes.

  • Serra tico-tico

A serra do tipo tico-tico é uma serra muito utilizada pelos marceneiros que estão começando, por ser uma serra fácil de utilizar.

Ela é capaz de cortar linhas retas bem finas, ou mesmo linhas curvas ou realizar cortes circulares, que correspondem ao seu maior uso e vantagem de utilização.

Esse tipo de serra é capaz de cortar praticamente todo tipo de madeira, das mais frágeis às mais resistentes.

  • Serra de esquadria telescópica

Esse tipo de serra é utilizado principalmente quando existe a necessidade de uma precisão milimétrica nos cortes, como no corte de molduras, móveis planejados, ou quando são necessários cortes de pedaços finos e pequenos.

Ela geralmente vem montada com uma base, que permite estabilidade e garante a precisão desejada, mas por outro lado dificulta sua portabilidade. A serra de esquadria telescópica exige um pouco mais de habilidade para ser manejada, mas nada que um pouco de treino não resolva.

  • Serra policorte

É um equipamento pequeno e de fácil manuseio. Sua função está associada em cortes de ferro, alumínio, aços, perfilados e tubos. Seu corpo giratório e o prato da serra permitem fazer cortes de até 45° dos dois lados, sendo que a peça pode ser presa antes da realização do corte, garantindo melhor eficácia e segurança.

Aqui na martelaria nós possuímos todos esses tipos de serra à sua disposição, da melhor qualidade. Ficou interessado em algum modelo e deseja saber mais sobre ele? É só entrar em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *