5 motivos que vão fazer você amar a marcenaria

Martelo, grampo, trena e esquadro. Com essas ferramentas e máquinas como coladeira de borda, furadeira de bancada e serra esquadrejadeira à disposição é possível criar inúmeros móveis e objetos de madeira.

Já falamos sobre a tendência da Bricolagem e como é fácil iniciar um projeto com as próprias mãos – já a marcenaria – pode se tornar um hobby para minimizar o peso e as dificuldades que surgem naturalmente com a rotina.

Além disso, a marcenaria é uma atividade onde é necessário desenvolver habilidades especiais e, em alguns casos, totalmente desconhecidas para o praticante, tornado-se uma terapia ocupacional.

A Martelaria, que é uma oficina de ferramentas compartilhadas em Sorocaba, destaca 5 benefícios que vão fazer você amar a marcenaria de vez.

  1. Renda extra: trabalhar com madeira permite criar produtos 100% do zero, reformar e até customizar peças que já existem. Todas essas funções podem ser aproveitadas para ganhar dinheiro extra. Em uma era de produtos impessoais, produzidos em larga escala, a transformação ou a criação de objetos únicos e personalizados é um grande diferencial.
  1. Adeus estresse: como já mencionado anteriormente, estar envolvido em uma atividade como a marcenaria, seja criando ou estudando, faz com que fiquemos focados. Estar com a atenção fixa em algo gera um estado de tranquilidade, calma e alivia os efeitos do estresse como ansiedade e desmotivação. Tá a fim de diminuir o estresse? Aprenda marcenaria.
  1. Mãos e cérebro mais fortes: nem precisamos dizer que a marcenaria é boa para as mãos e capacidade motora, afinal é uma atividade manual. Colocar a mão na massa gera uma sensação de recompensa, promovendo o bem estar. A ciência já mostrou em inúmeros estudos e pesquisas que aprender algo novo faz com que o cérebro tenha uma grande mudança e se desenvolva de maneira surpreendente.
  1. Amiga do meio ambiente: se a marcenaria também diz respeito ao reparo e à transformação de produtos e objetos, logo envolve também a sustentabilidade. Ao dar novas funções à madeira descartada e oferecer novo conceito a móveis que já existem, contribuímos não apenas para o exercício da criatividade, mas também para a preservação do meio ambiente.
  1. Economia: se você sabe consertar sozinho móveis e criar objetos, pode dispensar o serviço de um profissional. Além de cobrar mais caro, ele pode demorar além do esperado para concluir a tarefa. O reparo de um móvel, por exemplo, pode levar dias, semanas ou meses, mas, se você souber como consertá-lo, poderá gastar menos tempo e dinheiro.

O que acharam das dicas? Conta pra gente nos comentários.

3 comentários em “5 motivos que vão fazer você amar a marcenaria”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *